terça-feira, 13 de julho de 2010

Férias Escolares

Na minha casa moram 2 crianças. Um de onze e um de seis anos. Prometi ao mais novo que o levaria ao cinema para ver Toy Story 3 assim que ele entrasse de férias. Ontem foi o dia. Me deparei com uma situação que, há muito, deletei da memória.

Assim como eu, todas as mães, tias, primas, irmãs e amigas combinaram de fazer algo com suas respectivas crianças assim que as férias escolares tivessem início. O problema é: no DF parece só existir uma opção de lazer, o shopping center.

Comecei a me arrepender de minha promessa já na entrada do estacionamento. Uns 15 carros na minha frente. Se está competitivo assim para entrar, imagine para conseguir uma vaga. Para evitar fadiga, vá direto para o último andar do estacionamento, sempre tem vaga.Carro estacionado. Problema um: resolvido.

Hora do maior desafio, comprar os ingressos. A fila da bilheteria é completamente desanimadora. Parece que todos os estudantes de férias optaram pelo cinema a tarde. Uma alternativa? Comprar no guichê automático do cartão de crédito/débito. Lotado também. O cinema vai ficar para outro dia. Lanche, Magic Games. O menino não parece completamente satisfeito. Para não deixar a criança frustrada, um cinema de outro shopping, um pouco menor e icomparavelmente mais vazio. Ele não ligou nenhum um pouco com o tamanho do shopping ou do cinema, seus olhos brilhavam quando sentou na cadeira do cinema e as luzes se apagaram. Eu havia cumprido minha promessa.

No final do dia, ficou uma inquietação. O que aconteceu com as férias do meu tempo de criança? Quando nossa maior felicidade era ir ao parque andar de bicicleta, patins ou só ficar à toa. As crianças hoje em dia não sabem brincar, parece que a imaginação infantil se perdeu. Elas precisam de algo pronto. Filme, videogame, programação padrão. Há quanto tempo não vejo crianças na rua, brincando de pique-pega, corrida, bola, soltando pipa? Essas são, atualmente, cenas raras. Quando se entra de férias, só existe um objetivo: shopping center, cinema, magic games e lanche!

Para os pais, é ótimo. Tudo em um só lugar, por que se importar que as crianças brinquem?
Eu sinto falta do tempo onde criança era criança, e nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário