segunda-feira, 12 de julho de 2010

Transporte público.

Quem mora no Distrito Federal convive diariamente com um trânsito cada vez mais abarrotado. As passagens de ônibus são absurdamente caras (aumentarão ainda mais no final deste mês), os ônibus são lotados e boa parte da frota é antiga, as vias não comportam adequadamente a imensa quantidade de carros - em sua maioria levando, no máximo, duas pessoas - nos horários de pico.O número de carro nas vias cresce cada dia mais, é um dilema deixar o carro em casa e enfrentar a precariedade do transporte público.

Desde que começou a funcionar, o sistema metroviário - ainda que bastante falho - tem sido uma alternativa rápida aos engarrafamentos diários. O público do metrô cresceu (e cresce), as estações duplicaram em número, a qualidade reduziu pela metade.

Seis e quarenta da manhã, estação Praça do Relógio. Quando o metrô chega ao centro de Taguatinga já passou por seis estações na cidade de Ceilândia - que abriga a maior população do DF. As portas dos vagões abarrotados se abrem. Saem duas pessoas, tentam entrar 15. Os mais atrasados se espremem em espaços onde só deveria existir oxigênio. Os que podem chegar dez minutos depois, esperam pelo próximo trem.

O metrô seguinte vem cheio, mas é possível entrar. Os passageiros que ficaram esperando são suficientes para tornar o transporte insuportável novamente. Abafado, quente, sonolento. Uma grávida dança pelos espaços tentando alcançar seu assento preferencial. Um rapaz, agoniado com o calor, abre a pequena janela. O ar frio da manhã de segunda-feira renova o oxigênio e ameniza o mal estar.

O metrô pára, 30 pessoas saem. Não faz diferença alguma. É um verdadeiro desafio às leis da física. Quem disse que dois corpos não ocupam o mesmo espaço nunca andou de metrô em horário de pico.

Como se não bastasse o aperto, o calor e o ar abafado, a campainha que precede os alertas toca. "Atenção senhores passageiros, por dificuldades operacionais o metrô atuará em menor velocidade". Tá de sacanagem, né? Revolta. De que adianta enfrentar todo o aperto e empurra-empurra, para fugir do engarrafamento e chegar na hora? Se o metrô anda MAIS devagar? Hoje cheguei atrasada. Amanhã venho de carro, contribuirei para um trânsito ainda pior. Mas, pelo menos, vou poder respirar.

2 comentários:

  1. Cheguei MTO atrasado hj!!!
    O trânsito de Brasília está cada vez pior, daqui a pouco estamos igual a São Paulo.
    O jeito é pegar carona com vc! KKKKKKKKK
    O texto ficou ótimo Thandy!

    ResponderExcluir
  2. Wooow, falo Bunito Thandyyy
    Por: Igor

    ResponderExcluir